Institucional
Prêmios
Legado Lupo
Trabalhe Conosco
Assessoria de Imprensa
Investidores
Lojas
Ajuda
Grupo Lupo
NOSSA HISTÓRIA
“A HISTÓRIA DA LUPO É TÃO CHEIA DE SENSAÇÕES COMO UM FILME OU UM ROMANCE QUE CATIVA O PÚBLICO. NESSA TRAJETÓRIA MISTURAM-SE ARROJO, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO, ANGÚSTIA, VITÓRIA E OUSADIA EM LANCES QUE SURPREENDEM.”

Ignacio de Loyola Brandão

1888
Nosso principal protagonista, Henrique Lupo, a bordo do navio Buenos Aires, desembarcou com a família no Porto de Santos, no dia 12 de maio de 1888, com apenas 11 anos de idade.
1902
Com o aprendizado de relojoeiro que o seu pai Teodoro exercia na Itália, Henrique montou uma relojoaria na antiga rua do comércio, 78, atual 9 de julho, largo de santa cruz, centro de Araraquara.
1921
Em 21 de março de 1921, foi fundada a fábrica de meias Araraquara (nome fantasia) onde realmente a história da empresa Lupo começou.
1947
A empresa já despontava no cenário brasileiro como a maior fabricante de meias masculinas, todas produzidas em 100% algodão e com a mais alta qualidade. Nesse mesmo ano, a Lupo recebeu as primeiras amostras do fio sintético que iria revolucionar o mercado de meias no mundo inteiro, o nylon.
1955
Em 1955 foi inaugurada uma nova construção em forma de "L", com quatro pavimentos para uso administrativo e industrial. Neste novo local instalou-se um relógio de quatro faces que passou a ser um símbolo para a cidade, integrando cada vez mais a Lupo à comunidade.
1960
Nesta época o grande desafio da empresa foi adquirir as primeiras máquinas para a fabricação de meias femininas. Com 474 agulhas, produziam as mais finas e elegantes meias disponíveis no mercado.
1969
Inauguração da última construção da chamada fábrica velha.
1980
Foi inaugurada a primeira construção chamada "Fábrica nova". Um conjunto de edifícios industriais com mais de 20.000m² localizado às margens da Rodovia Washington Luiz. Com esta iniciativa, a Lupo resolvia definitivamente o problema de área para expansão e iniciava firmemente sua modernização fabril.
1987
Preparando-se para ingressar em novas linhas de produtos, a razão social da empresa muda de meias Lupo S.A. Para Lupo S.A. Neste mesmo ano, foi inaugurada a unidade autônoma de produção de meias femininas, uma moderna construção de 4.000 m², que passou a abrigar os modernos teares circulares, todos eles importados da Itália. Já as máquinas de costura automáticas foram importadas do Japão.
1988
Foi lançada a Meia da Loba. Com brilhante campanha publicitária, a Lupo aumenta significativamente sua participação no mercado de meias femininas.
1991
Chega finalmente o momento da diversificação dos produtos. Nesta época, foi lançada uma moderna e confortável coleção de cuecas. O produto respondeu plenamente às expectativas dos consumidores e abriu uma nova e importante fase para o crescimento da empresa.
2002
Araraquara ganha um importante complexo de compras, com padrão internacional. O antigo prédio do relógio sofreu adaptações e transformou-se no Shopping Lupo, oferecendo à população local o que há de melhor em lazer, compras e entretenimento.
2004
Dez anos após a inauguração da primeira loja lupo é inaugurada no Shopping Iguatemi, em São paulo, a centésima loja.
2010
A Lupo redesenha sua logomarca e inicia uma nova fase. Neste ano, foi lançada uma nova coleção de produtos esportivos: a Lupo Sport.
2011
A Lupo completa 90 anos de muito sucesso no mercado.
2012
Contagiada pelo espírito esportivo da Copa do Mundo de futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016, ambos os eventos sediados pelo Brasil, a Lupo inaugura a primeira loja Lupo Sport, na rua Oscar Freire, em São Paulo e, uma megastore, na cidade de Araraquara-SP.
2014
Lupo cria o canal de vendas “Tudo Lupo”, no qual clientes de varejo passam a não ter marca concorrente em produtos do portfólio Lupo. As lojas “Tudo Lupo” estão localizadas em cidades menores, de até 60 mil habitantes. Além dos clientes de varejo que aderirem a essa modalidade a Lupo encerra o ano de 2014 com 300 franquias, espalhadas por todo o Brasil.
2016
A Lupo em seu processo de desenvolvimento adquiriu o grupo Scalina, dententor das marcas Trifil e Scala, aumentando significativamente sua participação no mercado.
2018
A Lupo é reconhecida como marca de alto renome, sendo a primeira marca nacional no setor têxtil a alcançar esse mérito. Esse reconhecimento é algo raro no país. Menos de 25 marcas são brasileiras.
2020
Durante a pandemia, a Lupo passou a produzir máscaras de proteção para uso social, incluindo assim, mais um produto em seu portfólio.
2020
A Lupo encerra 2020 com 404 franquias Lupo (11 com a bandeira Lupo Sport), 46 lojas Trifil e 71 lojas Scala.
46 lojas Trifil
e 71 lojas Scala.